Inicie na simulação utilizando a LINEARIDADE

A linearidade na simulação é um conceito que se refere à capacidade de uma simulação produzir resultados consistentes e previsíveis quando os “inputs” ou entradas são modificados de maneira proporcional, ou seja, de forma Linear.

A linearidade permite a aplicação de princípios matemáticos e físicos conhecidos para prever o comportamento em um ambiente simulado.

Nos SOFTWARES

Por mais que os softwares de simulação tragam um ar de complexidade quanto ao seu uso, ao longo dos anos os desenvolvedores desses softwares simplificam de forma intuitiva as ferramentas para elaboração das análises de simulação Podemos citar por exemplo as análises que tem como base o uso do Método de Elementos Finitos, que por sua vez se resume em dividir uma geometria complexa em muitas outras geometrias menores de menor complexidade, ícones e ferramentas mais intuitivas, interface de usuário mais amigáveis com sistemas operacionais tradicionais, etc.Inicie na simulação utilizando a LINEARIDADE

Para os USUÁRIOS

Em outras palavras, a linearidade na simulação significa que se um “input” é aumentado em um determinado valor, o resultado dessa simulação deve aumentar, proporcionalmente, no valor aplicado. Isso é importante porque permite que os usuários de simulação entendam como os resultados mudarão à medida que as entradas mudam e também permite que eles façam previsões precisas sobre o comportamento da peça ou conjunto simulado.Inicie na simulação utilizando a LINEARIDADE

Áreas de ATUAÇÃO

A simulação linear é amplamente utilizada em engenharia, física, ciências e em outras áreas onde é necessário estudos de comportamento. Isso faz com que os usos de protótipos, em testes físicos, sejam dispensados devido a fidelidade dos resultados da simulação.

A Linearidade na simulação é importante por algumas razões:

  • Como dito acima ela traz previsibilidade nos resultados permitindo que os usuários prevejam com precisão como os resultados da simulação mudarão à medida que seus “inputs” ou entradas sejam alterados, caso contrário, isso pode ser crítico, a ponto de não visualizar prejuízos em processos de engenharia, por exemplo.

 

  • Validação de resultados, a linearidade é um critério importante nesse processo, pois se a análise for NÃO LINEAR, pode ser difícil avaliar a precisão e confiabilidade dos resultados.

 

  • Calibração e ajuste da análise: a linearidade pode ajudar na calibração e ajuste quando os usuários realizam alterações durante o processo de simulação.

 

  • Interpretação dos resultados: quando usamos uma análise linear, a interpretação pode ser facilmente entendida, pois mesmo com diferentes variáveis quando realizamos alterações elas podem ser vistas em tempo real de forma visual.

 

  • Eficiência computacional: os recursos utilizados em software de simulação podem trazer previsões mais precisas usando menos “inputs”, isto é, as ferramentas tem se tornado mais fáceis de serem manuseadas. Se usássemos simulações de grande escala ela passaria ser NÃO LINEAR, o que torna o processo mais complexo.

 

  • Facilidade de modelagem: modelos lineares são mais simples de serem construídos e analisados, uma vez que seus comportamentos são descritos por equações matemáticas lineares.

Inicie na simulação utilizando a LINEARIDADE

Podemos concluir que a linearidade é um critério importante a ser considerado na modelagem e simulação de peças e montagens. Trata-se de algo fundamental para obter resultados fáceis e simplificados, juntamente com o avanço de estudos e aprimoramento das ferramentas dos softwares de simulação.

Fonte: LWT SISTEMAS

 

×