Como escolher uma tecnologia na Manufatura Aditiva

Como escolher uma impressora 3D Como escolher uma impressora 3D   A manufatura aditiva realmente trouxe uma abordagem disruptiva para a fabricação, permitindo a criação de objetos tridimensionais de forma mais eficiente e personalizada. Com diversas tecnologias disponíveis, cada uma com suas particularidades, é importante entender as características e limitações de cada uma ao escolher a melhor opção para suas aplicações. Uma das vantagens da manufatura aditiva é a capacidade de lidar com geometrias complexas que seriam difíceis ou impossíveis de fabricar utilizando métodos tradicionais. Cada tecnologia tem seus próprios recursos em termos de precisão, resolução, velocidade de produção e tipos de matérias utilizados. Por exemplo, algumas tecnologias são mais adequadas para produção de peças plásticas, enquanto outras são especializadas em metais. Ao escolher a tecnologia adequada é importante considerar os seguintes aspectos:
  1. requisitos e restrições do projeto, enquanto algumas tecnologias são ideias para peças mais simples outras são adequadas para peças intrínsecas e detalhes finos.
  2. Tolerâncias dimensionais e acabamento superficial: algumas tecnologias oferecem maior precisão dimensional e resolução superficial do que outras. É importante avaliar se a tecnologia escolhida atende as tolerâncias e requisitos de acabamento do seu projeto.
  3. Escala de produção: algumas tecnologias são mais adequadas para produção em pequena escala, como prototipagem rápida produção personalizada, enquanto outras são capazes de lidar com produção em massa.
  4. Matérias compatíveis: alguns sistemas são projetados para trabalhar com uma variedade de materiais, como plásticos metais e cerâmico, enquanto outros são mais limitados em termos de opções de materiais, é necessário considerar as propriedades e características dos materiais disponíveis em cada tecnologia para garantir que atendem a sua necessidade.
  5. Velocidade de produção: algumas tecnologias podem produzir peças de forma mais rápida do que outras. Considere o tempo de impressão necessário para cada peça e leve em conta a demanda do seu projeto
  6. Facilidade de uso: algumas tecnologias são mais intuitivas de operar, enquanto outras podem exigir um maior conhecimento técnico habilidades específicas.
  7. Requisitos de pós-processamento: verifique a necessidade de pós processamento associado a cada tecnologia, alguns processos de manufatura aditiva podem exigir etapas adicionas de acabamento, polimento, remoção de suportes ou tratamentos térmicos. Considere o tempo e recursos necessários para concluir estes pós processamento.
Como escolher uma impressora 3D
Impressoras 3D Stratasys
Na manufatura aditiva é necessário um olhar macro do projeto, mas sempre buscando entender a funcionalidade do que será impresso, abaixo abordaremos as características das tecnologias mais difundidas no Brasil para ajudar na sua escolha. FDM (Modelagem de Deposição Fundida), método que utiliza filamentos de polímeros como matéria-prima, tem possibilidades de utilização de matérias, poliméricos, metálicos e compósitos, peças de grandes volumes com geometrias intrínsecas, exige pós processamento quando necessária superfície lisa. SLA (Estereolitografia), método que solidifica resinas líquidas com luz ultravioleta, trabalha com resinas flexíveis, rígidas e transparentes, capaz de gerar peças com muito detalhes e paredes muito finas, necessidade de capacitação técnica para geração de suporte da peça e pós processamento com necessidade de limpeza ultrassônica e cura por ultravioleta. SLS (Sinterização Seletiva a Laser) método que produz objetos 3D a partir de materiais granulados de cerâmicas, plásticos e metais, peças sem necessidade de suporte, porem pós processamento com limpeza da peça em uma cabine com jato de ar, necessidade de uma estrutura industrial, com compressor de ar comprimido, empilhadeira elétrica ou manual para movimentação do nest. MJP (Multijet Print) processo de impressão com micronoses para depósito da resina fotossensível que será curada com feixe de luz ultravioleta, essa tecnologia além de característica de ótima resolução e peças coloridas e possibilidade de matérias rígidos e flexíveis na mesma impressão. DLP (Digital light processing) A impressão DLP pode alcançar tempos de impressão mais rápidos para algumas peças, já que cada camada inteira é exposta de uma só vez, entrega peças com alta resolução, pós processamento semelhante ao da SLA. O principal antes de qualquer escolha é buscar muitas informações através de parceiros e fornecedores, que podem lhe ajudar com a melhor escolha e com suporte e garantia, para treinamento venda de peças, insumos e melhores práticas com a tecnologia. Saiba que o corpo técnico da LWT Sistemas está sempre preparado para auxiliar você de forma personalizada e intensiva, permitindo que você faça sempre a melhor escolha, e no momento que você conseguirá aproveitar as soluções de maneira adequada. Temos as melhores Soluções com ferramentas CAD como CATIA, SOLIDWORKS, ferramentas exclusivas em nossa plataforma de negócios 3D Experience e um extenso portfolio em Impressoras 3D Stratasys e Ultimaker Fonte: LWT Sistemas
×