ESG e futuro sustentável: Como o processo de manufatura aditiva consegue auxiliar?

ESG e futuro sustentável: Como o processo de manufatura aditiva consegue auxiliar?

Com o advento das mudanças climáticas e diversas políticas de preservação ao meio ambiente, as empresas estão buscando cada vez mais um desenvolvimento sustentável, deixando de lado o dilema de que para implementar esse tipo de cultura é necessário abrir mão de bons resultados financeiros.

Realidade que se comprova quando analisadas pesquisas sobre o assunto, demonstrando através de um levantamento em 60 países que 65% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos e serviços de empresas que estão comprometidas com questões ambientais e sustentabilidade.

O que é ESG?

A sigla ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2005 da ONU (Organização das Nações Unidas) sendo uma sigla do inglês utilizada para “ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE” (Ambiental, Social e Governança) que é utilizada para dizer o quando as empresas buscam formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construindo um mundo cada vez mais sustentável e melhorando seus processos de administração.ESG e futuro sustentável

Como o processo de manufatura aditiva consegue auxiliar em um ecossistema mais sustentável?

Já imaginou poder contar com um sistema de fabricação que pode auxiliar na sustentabilidade de seu negócio? A STRATASYS, atualmente, tem diversas políticas e iniciativas demonstrando com seu confiável portfólio de equipamentos pode lhe auxiliar, diretamente, para um mundo mais sustentável.

Quando comparamos a manufatura aditiva com outros métodos de fabricação podemos visualizar diferentes tipos de benefícios para o atendimento de determinadas aplicações, muitas vezes envolvendo melhores custos de fabricação e redução de tempo nos processos. Porém, os benefícios que são possíveis de serem alcançados não se limitam a apenas nisso, tendo vantagens que contribuem para um ecossistema cada vez mais sustentável.

– Redução de resíduos

Em uma comparação direta entre a manufatura subtrativa e aditiva, identificamos que a principal diferença é que o método subtrativo gera uma grande quantidade de resíduos ao remover o material dentro do seu ciclo de trabalho.

Em busca de minimizar esse desperdício, são criados métodos de reaproveitamento destes resíduos, gerando assim mais um processo dentro do ecossistema da empresa, a necessidade de tratativas e monitoramento.

Com a manufatura aditiva podemos observar outra realidade, tendo em vista que o método de fabricação funciona de forma contrária. Ao invés de remover material, aplica-se material para criação do determinado modelo.
Isso possibilita que seja utilizada apenas a quantidade necessária de material para criação do modelo, sem a geração de desperdício e nenhum tipo de processo adicional para fazer a reciclagem do material, tornando-se algo sustentável, muito mais viável que as tecnologias de manufatura subtrativa para criação de soluções.

– Redução da cadeia de suprimentos

Outro ponto que podemos observar quando comparado os processos convencionais com a manufatura aditiva é a uma maior velocidade e autonomia de fabricação, atrelada a redução de logística. Um equipamento de manufatura aditiva STRATASYS lhe entrega confiança e autonomia no atendimento de diferentes tipos de aplicações, que muitas vezes são terceirizadas por não terem demanda suficiente para criação de todo um processo industrial internalizado, sendo nesses casos, explorado o processo de terceirização.
Esse processo além de demandar a busca por fornecedores de confiança, tem um tempo de entrega longo, contém diferentes etapas logísticas para o envio e podem ocorrer problemas de sigilo em caso de novos projetos.

Enquanto a manufatura aditiva proporciona economia de tempo em processos logísticos, sendo significativamente mais sustentável que os processos convencionais, encurtando a cadeia de suprimentos do produto.

ESG e futuro sustentável

– Maior liberdade de design e redução de peso

A tecnologia de manufatura aditiva tem uma incrível liberdade de design, quando comparada com os processos convencionais, possibilitando a variação do preenchimento interno dos modelos e a criação de diferentes tipos de geometrias. Dentro dos processos de fabricação essa é uma característica muito explorada, pois possibilita criação de ferramentais mais leves, atendimento de aplicações antes inexploradas e criação de peças finais com redução de massa. Todos esses benefícios contribuem com redução de energia e redução de peso nas soluções, em diferentes segmentos de mercado, gerando um sistema de fabricação cada vez mais sustentável.

– Digitalização de estoque

Com um equipamento de nível industrial STRATASYS, podemos contar com a confiança de sempre que necessário, conseguir fazer a confecção de peças sob demanda, ao contrário dos processos convencionais que buscam administrar uma quantidade mínima em estoque de segurança, gerando excesso de espaço físico e capital de giro parado.

Essa vertente pode ser muito explorada com digitalização de estoque, resultando em um ambiente mais sustentável com melhor planejamento de produção, aumento de capital de giro e redução de espaço físico.

Sustentabilidade com manufatura aditiva

A STRATASYS, sendo uma empresa global comprometida com a sustentabilidade, busca através de suas tecnologias de manufatura aditiva, inovar e entregar cada vez mais um portfólio de confiança com versatilidade para os processos que são aplicados.

Podemos visualizar diversas vantagens com a adoção das tecnologias em busca de um futuro mais sustentável, processos que geram menos resíduos e usam menos energia, com a produção de soluções inteligentes de qualidade e grande resistência mecânica, reduzindo fortemente a dependência de recursos naturais e de maneira consciente inovando para um amanhã melhor.

ESG e futuro sustentável

Saiba que o corpo técnico da LWT Sistemas está sempre preparado para auxiliar você de forma personalizada e intensiva.
Permitindo que você faça sempre a melhor escolha, e no momento que você conseguirá aproveitar as soluções de maneira adequada.

Temos as melhores Soluções com ferramentas CAD como CATIA, SOLIDWORKS, ferramentas exclusivas em nossa plataforma de negócios 3DEXPERIENCE e um extenso portfolio em Impressoras 3D Stratasys e UltiMaker

Fonte: LWT Sistemas


×