Boas práticas

Termoplásticos FDM

Qual a importância desse documento?

Este documento tem como objetivo descrever as principais caraterísticas dos materiais termoplásticos de aplicação em manufatura aditiva – impressão 3D – fabricados pela Stratasys, bem como as melhores práticas de manuseio e armazenamento. 

O que são?

Termoplástico é um plástico que, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser extrudado, conformado e moldado. Antes de atingir o estado fundido o termoplástico passa por uma transição vítrea – o Glass Melting Point.

A tecnologia de impressão 3D FDM – Fused Deposition Modeling – trabalha com termoplásticos de nível de produção para construir peças resistentes e duráveis que são precisas, reproduzíveis e estáveis ao longo do tempo.

Através desta tecnologia podemos produzir modelos conceituais, protótipos, ferramentas e peças de produção em materiais familiares como ABS, PC e ULTEM 1010 e ULTEM 9085 de alto desempenho.

Materiais FDM (Fused Deposition Modeling)

Os termoplásticos para aplicação FDM produzidos pela Stratasys são apresentados em diversas formas, conforme modelo do equipamento a que se destina.

Invariavelmente, são rolos de filamentos, sendo que o acondicionamento destes filamentos pode ocorrer em canisters plásticos, carreteis, carreteis acondicionados em caixas de papelão e carreteis acondicionados em canisters de alumínio.

As apresentações externas podem ser de diversas formas e todas foram projetadas para manter o produto isolado o máximo possível do ambiente externo, até a sua abertura.

termoplástico fdm

Canister

Compatibilidade: F170, F270, F370

termoplástico fdm

Canister

Compatibilidade: Fortus 250mc, Dimension Family

termoplástico fdm

Canister

Compatibilidade: F120, F770

termoplástico fdm

Canister

Compatibilidade: Fortus380mc, Fortus380CF, Fortus450mc, F900

Higroscopia

O termoplástico é um material higroscópico.

Materiais ou substâncias higroscópicas são aquelas que apresentam a propriedade de absorver a água, seja por reações químicas ou por reações físicas, onde ocorre a cristalização da água em seu interior.

O grande inimigo do material termoplástico é a umidade. Alguns materiais termoplásticos absorvem mais umidade que outros. É sabido que os materiais de suporte de construção são os mais atingidos, quando a armazenagem está fora dos padrões necessários.

O que a umidade pode causar.

Bolhas de ar (A água tende a evaporar próximo ao Glass Melting Point)

  • Efeito espirro (Causado pela explosão das bolhas de ar)
  • Alterações nas propriedades mecânicas
  • Variações de fluidez
  • Manchas (Causadas pela queima)
  • Deformação geométrica
  • Entupimento da cabeça de impressão (alto custo de reparo/substituição)

Validade e armazenamento

Uma vez seguidas as orientações de condições de armazenamento, os materiais mantêm suas características inalteradas por até 2 anos após a sua fabricação.

Recomenda-se armazenar os produtos a uma temperatura de 13 a 24C, com umidade relativa do ar entre 20 e 50%, sem condensação. Deve-se evitar a incidência direta de UV, exposição a Ozônio e outras condições adversas.

Uma vez aberto, o ideal é que o produto seja consumido em até 3 meses, mas muita atenção ao acondicionamento do material após a sua abertura.

Note que, para equipamentos que não possuam sistema de secagem na linha como: uPrint, Dimension Elite/768, Dimension 1200es SST/BST, Fortus 250, F120, F170, F270, F370 e F770 sugerimos, como boa prática, remover o produto do equipamento quando este não estiver em uso, retornando-o para a embalagem original e lacrando com fita adesiva para que não absorva umidade. Se possível, adicione saches de sílica gel à embalagem.

*O material deve ser armazenado na posição vertical, para evitar o emaranhamento do filamento.

Para equipamentos de grande porte que possuem sistema de secagem na linha como:  Fortus 400, Fortus 380, Fortus 450, Fortus 900, o material aberto pode continuar montado no equipamento, desde que, este não seja desligado.

Para materiais abertos, após remove-los do equipamento, recoloque a trava do filamento para evitar emaranhamento e reinstale as duas borrachas selantes (borrachinhas cor-de- laranja).

Obs.: O material deve ser armazenado na posição vertical, para evitar o emaranhamento do filamento.

Recomendações Adicionais.

No Brasil, pelo seu clima predominantemente tropical, encontramos muitas regiões com alta umidade e precisamos ficar muito atentos a isto. Felizmente, alguns procedimentos simples podem nos ajudar a evitar maiores problemas:

1 – Sempre antes de imprimir, faça um teste rápido de purga para ver se não há o surgimento de bolhas.

2 – Tenha um ambiente controlado parar armazenamento dos materiais. Mantenha os produtos em suas embalagens originais até o uso, acondicionados em armários com portas e mantenha potes de Sílica Gel dentro dos armários.

3 – Além do recomendado com relação ao retorno à embalagem original, podemos trabalhar com uma proteção adicional, acondicionando os materiais abertos em caixas organizadoras herméticas. Estas caixas plásticas possuem uma borracha selante na borda da tampa e dificultam a entrada da umidade. Dentro da caixa, coloque um pote de Sílica Gel.

4 – Para materiais com pouca frequência de uso, recomendamos embalagens plásticas à vácuo. São sacos plásticos, originalmente desenvolvidos para armazenar roupas, cobertores, etc por longos períodos, e o vácuo é obtido com o uso de um aspirador de pó doméstico.

blank

Material de Impressão 3D Stratasys e Serviços de Manutenção

Para você que já possui uma impressora 3D Stratasys, veja a página de material de impressão 3D Stratasys e também a nossa página de serviços de manutenção das impressoras 3D Stratasys e entenda o que um contrato de serviço de manutenção pode fazer por sua empresa.