Veja no resumo das principais notícias deste mês que cientistas desenvolveram uma nova técnica de impressão 3D chamada de “Impressão 3D Volumétrica” que imprime peças inteiras em somente 10 segundos, entenda como o “Digital Twin” faz com que  seja possível testar qualquer sistema ou produto em ambientes virtuais gerando uma enorme economia de tempo e recursos, conheça as diferentes aplicações de robôs miniaturizados ao tamanho de células e também os acompanhe os avanços conseguidos por pesquisadores na tecnologia de impressão 3D de metais.

 

Impressão 3D em 10 segundos | Conheça a impressão 3D volumétrica

A manufatura aditiva tem várias vertentes e surpreende a cada ano com novidades revolucionárias.

Além de diversas tecnologias de manufatura aditiva que já conhecemos e que sempre ainda surpreendem pela possibilidade de inovação: FDM, Polyjet, SLA, SLS e outras mais.

Em breve o mercado contará com um novo modelo de impressão 3D que já está sendo testado, sendo que sua principal diferença é a utilização de hologramas.

Conheça a impressora 3D que imprime em aço inoxidável  

Apesar dos avanços tecnológicos, promovidos pelas grandes empresas de prototipagem rápida,  focados na manufatura aditiva, ainda há desconfiança por parte da indústria sobre a impressão 3D de metais.

O grande receio da indústria é de que as peças de metal fiquem quebradiças pelo processo de impressão.

Apesar desse ceticismo,  China , Reino Unido e  Suécia  realizaram pesquisas e desenvolveram projetos para poder quebrar esse tabu.

Conheça os primeiros robôs do tamanho de células

Novamente conheceremos uma iniciativa idealizada em uma universidade e que poderá trazer importantes benefícios para a humanidade.

A equipe da Universidade de Cornell nos EUA, recentemente, criou um exoesqueleto em escala microscópica que pode mudar de forma ao notar mudanças químicas ou térmicas no ambiente.

O poder do Digital Twin na indústria 4.0

Como mencionado anteriormente em nosso BLOG , discutimos  um pouco do Digital Twin e do seu grande potencial para a indústria.

Dentro da indústria 4.0 há uma ponte que liga o mundo físico ao virtual, o Digital Twin.

O Digital Twin é basicamente uma versão digital de um produto ou de uma linha de produção inteira.

Funciona como se fosse um espelho digital onde uma série de tecnologias estão inseridas, como internet das coisas, big data, analaytics, cloud e softwares de simulação.

——————————————————————————————————————————–

A LWT Sistemas prepara toda semana uma seleção de conteúdos exclusivos voltados para tecnologia e a indústria.

O BLOG da LWT Sistemas é um dos maiores do Brasil em conteúdo voltado para manufatura.

A cada semana o acervo aumenta em conteúdos que apresentam as tecnologias que vem surgindo no mundo e as que são efetivamente destinadas para o fortalecimento e crescimento da indústria.

×