SENAI CETIQT inaugura centro de estudo da moda com "demo center" da Stratasys

SENAI CETIQT inaugura centro de estudo da moda com "demo center" da Stratasys

Local contará com impressora full color multimateriais Stratasys J750, capaz de produzir protótipos com aspecto de produtos acabados

São Paulo, 14 de janeiro de 2019 – O SENAI CETIQT inaugurou no último dia 18 de dezembro em sua Unidade Riachuelo, no Rio de Janeiro, o Fashion Lab, um centro aberto e colaborativo para a realização de experimentos que utilizam tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda, e a Fábrica Modelo, uma planta lean de confecção que serve como testbed para empresas e representa uma rampa rumo à Indústria 4.0.

Foi criado, no Fashion Lab, um Demo Center Stratasys, que irá receber a impressora 3D mais avançada fabricada pela empresa, a Stratasys J750, modelo full color multimateriais de tecnologia PolyJet.

“A decisão de adquirir a impressora 3D Stratasys J750 parte da necessidade de introduzir e disseminar tecnologias disruptivas de maneira acessível e incremental aos processos de criação e desenvolvimento do setor em que atuamos”, afirma Fabian Diniz, gerente do Instituto Senai de Tecnologia.

Além da impressora 3D, o Fashion Lab conta com equipamentos como cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora de alta precisão, máquina de costura de ultrassom e impressora plotter, destinada à produção de desenhos em grandes proporções.

Diniz explica que o objetivo da concepção do Fashion Lab foi criar um espaço de experimentação, aprendizado e inclusão de soluções tecnológicas de maneira colaborativa que pudesse ser usado por todos os elos da cadeia têxtil e de confecção.

“Também pensamos em nortear a difusão e sistematização dos princípios e decisões estratégicas baseados nos conceitos da Indústria 4.0”, afirma Diniz.

De acordo com Diniz, a impressora 3D Stratasys J750 será a protagonista do espaço de prototipagem do Fashion Lab, sendo fundamental para a aceleração de processos de criação de produtos que hoje levam semanas ou até meses.

“Com o equipamento, esperamos oferecer para a indústria soluções diferenciadas de tecnologia. Ele também tem aplicação como instrumento para pesquisa e desenvolvimento de soluções em programações de materiais.

Além disso, irá apoiar o desenvolvimento de projetos, editais e soluções para atendimentos das empresas âncora do laboratório”, diz.

O interesse do SENAI CETIQT no modelo J750 surgiu por meio de conversas realizadas com diversos representantes de grandes empresas do País.

“Tivemos um feedback bem encorajador a respeito deste modelo. Já temos esboços de trabalhos que devem ser desenvolvidos exclusivamente nela”, conclui Diniz.

“A parceria com o SENAI CETIQT é uma excelente oportunidade de incentivo à adoção das tecnologias da indústria 4.0 e da impressão 3D, em especial, pela indústria brasileira.

A impressora 3D Stratasys J750 cria protótipos com aspecto de produtos totalmente acabados. Estas e outras funcionalidades irão permitir aos usuários do Fashion Lab desenvolver projetos mais rapidamente, com menor custo e maior precisão”, explica Anderson Soares, Territory Manager da Stratasys no Brasil.

Veja também:

Conheça o caso de sucesso da Albéa

Conheça o caso de sucesso da Autometal

Compartilhe isso: