Stratasys lança tecnologia de manufatura aditiva de manufatura aditiva SAF

A Stratasys anunciou o lançamento de uma próxima linha de sistemas de manufatura aditiva por fusão em pó (Powder Bed Fusion – PBF) com base na tecnologia inventada pelo Professor Neil Hopkinson e desenvolvida pela Xaar, a tecnologia de manufatura aditiva SAF.

A plataforma de manufatura aditiva industrial para produção em alta escala, a série H, utiliza a tecnologia de ‘fusão de absorção seletiva’ ou em inglês, Selective Absorption Fusion adotando o acrônimo SAF, uma evolução do processo de sinterização de alta velocidade (HSS) desenvolvido por Hopkinson na Loughborough University, e que deve ser disponibilizada comercialmente no terceiro trimestre de 2021.

 

O projeto da tecnologia de manufatura aditiva SAF foi criado para atender a grande demanda por impressoras 3D industriais e às necessidades de manufatura em volume. Foi desenvolvida ao longo de mais de 10 anos de pesquisa, com base nas ideias originais por trás da tecnologia HSS e removendo possíveis variabilidades no processo.

Esses avanços foram implementados para garantir que a consistência, qualidade, precisão e velocidade de impressão da tecnologia de manufatura aditiva SAF esteja no nível necessário para ser aceita em ambientes industriais de produção de alto volume.

A tecnologia é compatível com uma variedade de materiais poliméricos, como poliamidas e elastômeros, e com a Stratasys buscando se apoiar em suas parcerias existentes, para introduzir materiais no mercado cada vez mais rapidamente.

“A manufatura aditiva  está transformando cada vez mais a produção em setores ao redor do mundo, à medida que as empresas buscam se mover com mais agilidade e eficiência, por isso colocamos as peças de produção no centro de nossa estratégia de negócios”, comentou Omer Krieger, Vice-Presidente Executivo de Produto da Stratasys Estratégia e Desenvolvimento Corporativo. “A tecnologia SAF representa uma inovação significativa que abre novas oportunidades para atender a aplicações em setores como automotivo, bens de consumo e equipamentos industriais. Como resultado, vamos permitir a mudança de muitas aplicações da fabricação tradicional e também permitir a criação de produtos que só podem ser produzidos através da manufatura aditiva ”.

Segue-se a Stratasys assumindo uma participação de 45% na Xaar 3D, que tinha licenciado a tecnologia HSS em 2019 e ajuda a completar seu portfólio de impressão 3D de polímero, que foi recentemente reforçado pelas aquisições da RPS e Origin. A Stratasys acredita que agora está “bem posicionada para atender à maioria das aplicações de manufatura”.

Para mais informações sobre a tecnologia de manufatura aditiva SAF

Para maiores informações sobre a tecnologia de manufatura afitiva SAF, veja este debate com os quatro maiores conhecedores da tecnologia disponível no Linkedin:

https://www.linkedin.com/video/live/urn:li:ugcPost:6785592188530155520/

×