A impressão 3D veio para revolucionar muitos segmentos de mercado. Na medicina(veja aqui no blog em: uso da impressão 3D na medicina), na comunicação visual (confira como a impressão 3D ajuda deficientes visuais com obras de arte), na fabricação de brinquedos e até na indústria automobilística, ela veio para ajudar a fazer mais e melhor, por menos.

Ou seja, para melhorar ainda mais a relação custo-benefício da inovação.

E isso já pode ser provado.

O uso das impressoras 3D em substituição à usinagem, por exemplo, pode diminuir quase 80% os custos com protótipos de peças.

Com isso, é possível inovar mais e desenvolver novas soluções em menos tempo e com menores custos.

Tudo que o mercado competitivo do segmento automobilístico mais precisava.

Profissional da indústria automobilística utilizando fresadora CNC.

E a impressão 3D veio com tudo e para ficar.

No mundo todo, a indústria automobilística vem aproveitando seus benefícios, já no Brasil, empresas têm fabricado peças de alta qualidade, com efetividade muito maior, devido aos testes terem sido realizados a partir de protótipos em 3D.

Outro uso importante para a ferramenta é no desenvolvimento de peças que há anos já haviam saído de linha, como em carros para colecionadores, por exemplo.

Nestes casos, a impressora prepara o molde e a peça pode ser confeccionada uma a uma conforme a demanda. Lucro e satisfação garantidos.

E não é só na criação e desenvolvimento de novas peças que a impressão 3D tem ganhado adeptos na indústria automobilística.

Os designers de novos modelos têm conquistado resultados ainda melhores e num tempo bem menor do que quando utilizavam formas mais antigas de criação de protótipos.

Isso porque além do plástico ABS, as impressoras também podem utilizar materiais como o PVC, o nylon, o EVA e outros compostos produzidos a partir de partículas de madeira.

Motor antigo ta Toyota com detalhe vermelho e hélice impressa em impressora 3D. Conjunto do motor na cor preta.
Motor Toyota 22RE

E as impressoras são muito fáceis de serem manipuladas, basta uma ideia na cabeça e um software de qualidade. Entre os mais utilizados, podemos citar o Magics (Materialise), CATIA V5 (Dassault) e 3DEXPERIENCE (Dassault).

Todos os benefícios desta tecnologia tão impressionante, e ao mesmo tempo tão simples, se adaptam perfeitamente à nova forma das indústrias atuarem.

A indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial como está sendo chamada, veio para inovar a forma de fazer negócios. De forma mais transparente, mais efetiva e muito mais sustentável, as indústrias precisam se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo, onde a personalização é o principal desejo dos consumidores.

Separamos um pequeno vídeo que resumirá de forma simples como funciona este novo modelo de indústria.

Além disso, a alta competitividade, não permite que erros sejam cometidos, nem tampouco o desperdício de insumos e matérias-primas, que acabam causando prejuízos e a diminuição de lucros no final das contas.

E trata-se de uma mudança sem volta.

A indústria que não se adaptar à alta velocidade das transformações, vai perder negócios e acabar fechando as portas.

O mesmo acontecerá com o profissional da indústria 4.0.

A partir de agora, vai se destacar aquele que estiverem atentos às novidades e em busca do aprendizado constante.

Aquele que parar no tempo e acreditar que somente o ensino médio e a experiência do passado basta será, aos poucos, substituído por um profissional mais dedicado, com foco no resultado e no trabalho em equipe.

Isso sem falar do conhecimento das técnicas e inovações tecnológicas que mudam o tempo todo.

Veja Também

Impressão 3D favorece o Agronegócio Brasileiro

Magics ajuda Ford a chegar no campeonato de Autorama

 

×