Desenvolvida em Israel, a tecnologia de impressão 3D Polyjet é uma das patentes mais recentes no universo de impressoras 3D, o lhe garantiu acesso à processos e tecnologias que outra impressoras não possuíam em seu tempo, lembrando que a primeira patente de tecnologia de impressão 3D foi criada em 1984.

Ambicionando aliar altíssima resolução das impressoras de resinas fotossensíveis com máquinas fáceis de usar em um ambiente de escritório de escritório, nascia o processo que seria conhecido como PolyJet.

Operando com camadas tão finas quanto 16 ou 28 mícrons, respectivamente um quinto e um terço de um fio de cabelo, e com um cabeçote capaz de depositar até 600 gotas por polegada, gotas tão pequenas que possuem apenas 90 pico litros, possui uma resolução de impressão de 600 dpis (drops per inch).

Tecnologia de impressão 3D Polyjet 1

Com uma resina de impressão líquida a cura das camadas acontece por exposição a uma luz UV presa ao cabeçote, que permite que a impressão uma vez terminada, resulte em uma peça pronta, sem nenhum pós-processo além da lavagem das estruturas de apoio chamadas de suporte, solúveis em água.

Logo foi possível atribuir diferentes propriedades às resina líquidas, que resultavam em diferentes materiais digitais e também cores, tais como materiais rígidos opacos, transparentes, flexíveis e simulações de termoplásticos reais, como PP (Polipropileno) e o ABS.

Aliás a maior faceta desta tecnologia é a capacidade de trabalhar com dois à oito cabeçotes simultâneos, capazes de produzir de três materiais não simultâneos a até 10.000 cores numa só impressão.

Originalmente vendida por uma empresa israelense, a Objet se fundiu com a Stratasys em 2013, ampliando a liderança da empresa mundial, no fornecimento de solições em impressão 3D, que ao lado da FDM, hoje a PolyJet pode criar desde peças avançadas, riquíssimas em detalhes, à dispositivos, gabaritos e uma função que lhe é exclusiva, moldes pilotos impressos, para injeção ou sopro, capazes de irem diretamente da impressora para a injetora, revolucionando o setor de peças plásticas, permitindo conceituar e validar, o chamado tryout, num mesmo dia.

O que são materiais digitais

Um “Digital Material” ou em português, material digital, é o resultado da combinação de mais de dois fotopolímeros PolyJet em concentrações e microestruturas específicas para criar um material composto com características híbridas. Todas as combinações possíveis são pré-configuradas e selecionáveis no software Objet Studio e o PolyJet Studio para garantir resultados consistentes.

Tecnologia de impressão 3D Polyjet - Material Digital

Este exemplo combina o material tipo borracha translúcido Tango Plus com os materiais opacos rígidos Vero Magenta e Vero Yellow. Podemos ver que o matiz varia de amarelo até magenta com vários tons de laranja entre eles, enquanto que a intensidade e a opacidade das cores esmaecem à medida que a flexibilidade aumenta.

Vantagens e aplicações da Tecnologia de Impressão 3D Polyjet

Algumas das principais vantagens do processo Polyjet:

Impressora 3D Stratasys J750 Polyjet

Veja algumas aplicações onde a tecnologia de impressão 3D Polyjet poderá ser utilizado:

Impressoras 3D Stratasys que utilizam a tecnologia Polyjet

Lista de materiais com tecnologia de impressão 3D Polyjet – Fotopolímeros

Opaco Rígido

Digital ABS – Material Digital

Alta Temperatura

Transparente – Translúcido

Polipropileno simulado – Simulated Polypropylene

Flexível – Rubber-like

Para mais informações sobre a tecnologia de Impressão 3D Polyjet

Para mais informações sobre a tecnologia de impressão 3D Polyjet acesse o White Paper em Inglês ou o post em português em nosso blog.

Contato LWT Sistemas

Conheça as impressoras 3D Stratasys e veja como elas podem ajudá-lo a reduzir seus custos e aumentar a performance de sua equipe. Agenda uma visita através do telefone (11) 3232-0532 ou se preferir utilize o nosso formulário de contato.

Veja Também

Tecnologia de impressão 3D FDM

×