Óculos de Realidade Virtual – Mais sobre o HoloLens e o Oculus Rift

Sempre que é lançada uma novidade, não pensamos na complexidade de fatores e elementos por trás de cada novo objeto, aplicativo ou material. Muitas vezes, décadas de estudos e pesquisas, com amplo investimento no aperfeiçoamento de um conceito inicial, são simplesmente ignorados. Contentamo-nos em desfrutar da síntese que nos é apresentada e com os óculos de realidade virtual não foi diferente.

Diversos projetos já estão presentes nos grandes eventos tecnológicos e se tornaram desejo de consumo antes mesmo de chegarem às prateleiras.

Conhecendo a velocidade com que as diferentes tecnologias vêm mudando, vale a pena tentar entender melhor o que cada projeto oferece, pois muito em breve eles certamente estarão disponíveis em nossas lojas.

Aqui, trataremos de dois exemplos em particular: HoloLens e Oculus Rift.

O HoloLens na realidade virtual

O HoloLens já teve seu lançamento na Build 2016, mas está disponível apenas para desenvolvedores, com um pacote de jogos e aplicativos que visam a criação de conteúdos novos. É exclusiva da Microsoft e poderíamos dizer que foi baseada na realidade virtual. No entanto, é uma proposta que permite uma interação entre o virtual e o real, ao projetar imagens holográficas sobre o ambiente real que está em seu campo de visão. Isto é, configura-se como uma aplicação da realidade aumentada, ou ainda, como o próprio site da Microsoft afirma, propõe-se uma nova era de “mixed reality”, uma realidade mista onde virtual e real podem efetivamente interagir. Dessa forma, ela supera o universo dos jogos e torna-se um potente instrumento educacional e profissional.
Como isso seria possível?

Tecnologia - A Realidade Virtual e seu potencial

Uma pessoa desatenta enxergaria os HoloLens como mais um desses novos óculos 3D, devido ao tamanho e forma. Porém, é importante prestarmos atenção, porque elas são muito mais: são computadores holográficos, com a grande vantagem de não necessitar de fios ou cabos. As projeções se dão sobre o espaço real à sua frente. Na sua parede, no meio da sua sala, sobre a sua mesa, ou onde você definir.

A interação se dá pela captação do movimento da cabeça, das mãos (gestos), da voz e até do olhar, e permite a participação de mais de uma pessoa que esteja usando o HoloLens, e que esteja presente no mesmo ambiente ou em outro. Neste caso, o usuário externo é visualizado como um avatar!

Quando se utiliza o Skype, a proposta é que o HoloLens permita a criação de versões holográficas das pessoas, transformando a tão famosa cena da princesa Lea de Guerra nas Estrelas, que pedia socorro por meio de uma projeção holográfica, em algo cada vez mais ultrapassado.

Tecnologia - A Realidade Virtual e seu potencial 1

O Oculus Rift na realidade virtual

Já o Oculus Rift é um gadget da Oculus VR e tem uma proposta de realidade virtual voltada principalmente para jogos. Porém, permite também imersões em outros espaços com conteúdo virtual preparado para sua tecnologia: filmes em realidade virtual, cenários de diferentes destinos turísticos e culturais, além de ambientes em realidade virtual compartilhados com amigos.

Tecnologia - A Realidade Virtual e seu potencial 4

Assim como o HoloLens, parece ser um mero óculos 3D, mas também traz uma série de elementos complementares que permite uma real imersão: fones de ouvido e microfone também compõem o Oculus Rift, que tem um campo de 360 graus. Sensores (giroscópios) nos óculos fazem com que as imagens sigam os movimentos do usuário.

O Oculus Rift já está disponível a consumidores de diferentes países, via site oficial, mas não para o Brasil. Caso seja comprado em algum dos países onde a entrega está disponível, para trazer para o Brasil, implicaria no pagamento de 60% de imposto sobre o valor, que é de US$599,00.

Veja Também

Industria 4.0 no Brasil

Ilustração 3D ajuda no tratamento de fobias

Impressora 3D no mundo dos games

×