Impressora 3D Industrial apoiando a Manufatura Digital Direta

A manufatura aditiva tem o poder que ainda não conseguimos dimensionar, as oportunidades que a tecnologia nos disponibiliza com uma impressora 3D industrial são incontáveis e ainda estamos nos adaptando a esse novo modelo de se manufaturar.

Quando o fundador da Stratasys inventou uma das primeiras tecnologias de impressão 3D, há mais de trinta anos, foi uma ideia radical. Desde então, nossa inovação constante tem mostrado aos líderes da indústria em todo o mundo como trabalhar de forma mais rápida e inteligente.

Como bem sabemos as tecnologias de impressão 3D se baseiam no principio de construção de forma aditiva, adicionando material camada por camada tendo de referência um modelo CAD. Esse processo de construção é o que diferencia a manufatura digital dos métodos convencionais de fabricação, e é a partir dessa tecnologia que surgem vantagens e oportunidades únicas.

Após 20 anos, o futuro se tornou realidade. Tecnologias de fabricação aditivas, que até recentemente tinham sido dimensionadas apenas para aplicações de prototipagem rápida, entraram na esfera manufatureira utilizando impressoras 3D industrias Stratasys.

Impressoras 3D industriais se destacam no mercado por serem equipamentos direcionados a aplicações DDM e uma pergunta frequentemente feita é: “O que é DDM (Direct Digital Manufacturing ou Manufatura Digital Direta)?” Como o nome indica, DDM é um processo que utiliza tecnologias de fabricação aditivas, tal como FDM, para a fabricação de peças. Em outras palavras, a DDM produz os componentes que vão dentro dos produtos que uma empresa vende. Contudo, o conceito ainda está amadurecendo, levando ainda há algumas discordâncias quanto ao escopo da DDM e como defini-la. No entanto, na Stratasys, a DDM é definida como um processo que é usado para executar uma das três funções seguintes de fabricação:

E isso só se é possível utilizando equipamentos de impressão 3D industriais.

Com a utilização de impressoras 3D industriais sua liberdade de trabalho é totalmente flexibilizada, os equipamentos são capazes de fornecer peças de produção com qualidade superficial, resistência mecânica, estabilidade dimensional e repetibilidade em sua criação, trabalhando com os mais altos níveis de materiais, standard, engineering e high performance.

Pirâmide dos Materiais de Impressão

Vantagens de uma impressora 3D industrial para o DDM

1 – A principal vantagem da DDM é que ela remove restrições impostas pelo processo de fabricação tradicional, tais como moldagem por injeção ou fundição. Ela também altera a lógica aplicada às decisões de negócios dos departamentos de vendas, marketing e finanças, bem como os da diretoria executiva.

2- O tempo de lançamento do produto no mercado não é mais limitado pelo tempo de espera da ferramentaria.

Uma vez que a DDM elimina a ferramentaria, um produto pode ser fabricado no mesmo dia que o design é finalizado. Isso permite uma resposta rápida das empresas, permitindo fazer o mesmo com menos gasto inicial com ferramentaria e bens de capital. O design do produto não é mais limitado pelas regras do Projeto de Manufatura (DFM – Design For Manufacturability) ou pelas regras de DFA (Design for Assembly – Projeto para Montagem). Dado que os componentes são fabricados utilizando tecnologias de fabricação aditivas, tais como FDM, não há limite para complexidade do design. Peças complexas são feitas sem despesas adicionais ou atrasos de produção.

3- Liberdade de se redesenhar

Igualmente poderosa à liberdade do design oferecida pela DDM é a nova liberdade para redesenhar peças em qualquer momento do ciclo de vida do produto e com a frequência que se desejar. Considerando que a ferramentaria foi eliminada, não há absolutamente nenhuma penalidade no redesign de produtos. Uma peça pode ser revista sem adicionar custo ou atraso na produção. Com os métodos tradicionais de fabricação, há um ponto no ciclo de desenvolvimento do produto que o design é “congelado”. A partir deste momento, as revisões de design são inaceitáveis e são acomodadas com grande custo. Com a DDM, o design nunca é congelado. Ele é perpetuamente fluido e adaptável às necessidades do produto, empresa e consumidor.

4- Inovação

A vantagem fundamental da DDM é que as empresas estão livres para inovar seus designs de produtos, modelos de negócio, processos de fabricação e fluxos de trabalho. Quando impulsionado para capitalizar tudo que tem a oferecer, a DDM é muito mais que uma tecnologia de substituição. Quando incorporado pela organização e completamente adotado, a DDM pode mudar tudo. A DDM traz mudanças fundamentais à fabricação. Fazendo isso, também cria novas considerações que são usadas para determinar quando e como implementar a DDM no ambiente fabril.

Então, seja livre para inovar, use, teste, entenda, arrisque, a experimentação é a melhor alternativa quanto utilizamos tecnologias disruptivas. A Stratasys está revolucionando o mercado, quebrando paradigmas no mundo da impressão 3D indústrial, acompanhe esse crescimento.

Impressoras 3D industriais – Série de produção

Na linha de impressoras 3D industriais, possuímos para a comercialização a Série Production da Stratasys que é composta pelas pela seguintes impressoras:

Impressora 3D industrial FDM

F370

Fortus 380mc – Fibra de carbono

Fortus 380mc

Fortus 450mc

Fortus 900mc

Para mais informações sobre impressoras 3D industriais

Impressão 3D de peças para uso final

Cadeia de produção de peças do A350 XWB da Airbus com a Stratasys

×