Duas grandes vertentes de processos industriais, responsáveis pela criação e gerenciamento de produtos e valores, as soluções de CAD e CAM permeiam a história da humanidade desde os anos de 1950’s, nesse período as siglas eram somente ideias de processos que seriam desenvolvidos e aprofundados durante 70 anos da história industrial moderna.

Na década de 50 temos o início da história de CAD e CAM, aplicações computadorizadas começam a ser utilizadas em auxílio das engenharias através da criação de gráficos monocromáticos. Esse ponto foi crucial para desenvolver a solução e anos à frente vir acontecer uma série de inovações. Em 1951 temos o aparecimento dos primeiros terminais gráficos e impressoras, em 1958 dispositivos de aquisição de dados como banco de dados e servidores já começam a ser explorados. Em 1962 temos os primeiros trabalhos surgindo em gráficos de 3 dimensões, anos à frente já temos alguns sistemas dedicados diretamente a produção de itens e consumíveis da indústria moderna.

Todo esse cenário foi crucial para o surgimento do conceito de CAD/CAM. No começo da década de 90 surge o desenvolvimento de sistemas operacionais para aplicação em computador em conjunto a redução de custos em hardware e super maquinas da época. 

 

Durante a história de desenvolvimento desses sistemas, uma empresa se fez grande responsável pela evolução da solução, nos anos 70 a IBM revoluciona o mercado industrial e comercial com a padronização da linguagem gráfica e técnicas de computação a serem utilizadas para soluções 3D, essa padronização garante a partir daquele ponto uma normatização e regulamentação de algo novo que estava nascendo no mercado, a partir desse ponto temos como consequência o desenvolvimento de sistemas focados no processo de manufatura.

A concepção do sistema CAD foi de uma solução que fornecesse uma série de ferramentas para construção de entidades geométricas planas ou mesmo objetos tridimensionais, além do grande ganho em poder relacionar essas entidades e objetos entre si por exemplo, criar uma restrição geométrica ou dimensional do produto em questão.

Esse conceito de sistema CAD cresce no mercado abrindo espaços para que grandes corporações comessem a investir em pesquisa e desenvolvimento para essas soluções. A Dassault Systèmes, companhia que surgiu dentro de uma fabricante de aeronaves francesa, a Dassault Aviation, lançou o CATIA em 1981 visando desenvolver uma solução robusta para atender os desafios de modelamento 3D do setor aeroespacial e automobilístico.

É interessante notarmos que dentro do acrônimo CAD (COMPUTER AIDED DEIGN) estão categorizados todo e qualquer software de desenho que utilize o computador como instrumento de auxílio para desenhar. Estamos falando, por exemplo, desde o Microsoft Paint até ferramentas profissionais de desenho mecânico como AutoCAD da Autodesk.

Com a evolução dos computadores nas últimas décadas, foi natural que se utilizassem os benefícios da computação para melhorar a qualidade dos desenhos e também a quantidade dos mesmos, que tiveram sua produção aumentada em grande escala com o avanço da informática.

A Dassault Systèmes tem um portfólio composto por aplicativos de modelagem 3D de diversos níveis e aplicações (CATIA, Solidworks, Draftsight, GEOVIA e BIOVIA), aplicativos de simulação de produtos ou sistemas de produção, aplicativos sociais e colaborativos e aplicativos de inteligência de informações.

                                                                 Veja também:

×