O que significa PLM
Fonte: Imagem autoral LWT Sistemas

Neste post serão mostrados sete passos para entender o que significa PLM, o que ele faz, por que ter um, como ele trabalha e quais os principais desafios para implementá-lo.

O que significa PLM?

PLM ou Product Lifecycle Management (Gerenciamento do ciclo de vida do produto) são soluções e processos usados pelas empresas para gerenciar os dados relacionados ao produto. O PLM é usado por diversas indústrias e pode ser aplicado para diversos produtos e casos.

O conceito de PLM é uma aplicação que acompanha o produto desde o conceito inicial, passando por design, manufatura, qualidade, manutenção até o descarte.

O que o PLM faz?

O PLM coordena uma ampla variedade de dados do produto de maneira que suporte os processos de negócio através da integração de pessoas, atividades e sistemas.

Ele apoia toda a engenharia detalhada do produto fornecendo controle de configuração e alteração. Ele está dentro de diversos departamentos em uma empresa e alimenta dados para sistemas importantes, como o ERP.

Por que ter um PLM?

Um sistema PLM é importante por causa do aumento da complexidade no desenvolvimento de produtos. A velocidade para entregar um produto não é mais um diferenciador, é um padrão de negócios. Ele nos ajuda a manter nossa companhia competitiva.

Como o PLM trabalha?

O PLM coleta, estrutura e controla diversos tipos de dados, suas relações e suas evoluções.

Ele é baseado em informações únicas e garante o acesso controlado e controle de modificações a dados compartilhados em diversos departamentos.

Do que é feito um PLM?

Um PLM em geral tem serviços comuns como um banco de dados que armazena os arquivos e permite a busca e visualização estruturada dos objetos.

Como ele é aplicado?

O PLM é flexível e configurável, portanto, dependendo da indústria e da empresa ele pode ser aplicado de diferentes formas. Por exemplo, o controle de mudanças de engenharia pode ser mais ou menos rigidamente aplicado ou o nível de variabilidade pode ser menor ou maior. Definir e dosar os mecanismos do PLM é trabalho do arquiteto de soluções.

Qual é o desafio para a implantação de um sistema PLM?

Uma iniciativa PLM é um importante vetor de mudança para a maioria das empresas. Ele ajuda a estruturar e padronizar os processos de negócios de uma empresa.

Como resultado, as equipes têm que se adaptar e se transformar, o que pode levar à resistência. Por isso, é um importante um processo de transformação estruturado e lógico.

Para saber mais sobre o que significa PLM

×