No artigo abaixo, veremos sobre o que significa PDM e como ele está situado dentro do PLM

O que significa PDM?

O PDM – Product Data Management (Gerenciamento de Dados do Produto) foi projetado para gerenciar arquivos CAD e qualquer outro relacionado ao projeto em um sistema único e central. O PDM foi o precursor do PLM – Product Lifecycle Management (Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto). Os dados são literalmente o coração do PDM que os gerenciam de acordo com os processos de negócios.

A plataforma 3DEXPERIENCE On the Cloud oferece uma solução OOTB (Out-Of-The-Box) para dados que representa a utilização de artefatos e entidades comuns para projetos, peças, documentos, mudanças de engenharia e qualquer outro processo relacionado ao desenvolvimento do produto. Uma solução OOTB é totalmente prática onde não é necessário configurar e personalizar cada objeto.

O PDM fornece contextos de segurança para cada usuário que protege os direitos de propriedade intelectual de uma empresa baseando-se em espaço colaborativo, nível do usuário e organização criando um contexto de segurança eficiente.

Benefícios do PDM

O PDM traz benefícios para todos os departamentos e usuários permitindo que as empresas:

  • Reduzam atividades sem valor agregado

  • Reduzam tempo e custos de desenvolvimento de um produto

  • Utilizem sempre os dados reais e atualizados

  • Colaborem de forma eficiente entre departamentos

  • Tenham visibilidade para mitigação de riscos

Os pilares do PDM

O PDM é composto de três conceitos importantes: Revisão, Ciclo de vida e Política

Revisão: As modificações em um objeto precisam ser rastreadas internamente e externamente em qualquer indústria. Essa evolução leva em conta as alterações cronológicas no modelo. Dependendo da indústria e da companhia cada uma dessas modificações podem ter diferentes nomes, mas os termos usados mais comuns são versão ou revisão. Na plataforma 3DEXPERIENCE nós usamos o termo revisão.

versões
Fonte: imagem autoral LWT Sistemas

Em um PLM qualquer objeto pode ser revisado. Quando um objeto é revisado, uma duplicação é feita e é atribuído um incremento de revisão. O sistema cria e gerencia um link histórico entre as revisões. Com isso, é possível recuperar e analisar versões antigas do objeto.

Na plataforma 3DEXPERIENCE é possível ter o controle de todas as mudanças feitas em um modelo, mantendo o histórico de alterações e rastreabilidade completa.

revisão
Fonte: imagem autoral LWT Sistemas

Ciclo de vida: O gráfico de ciclo de vida (em inglês Lifecycle Graph) modela diferentes estados possíveis de um objeto durante toda a sua existência. Por exemplo, um objeto pode passar pelos seguintes estágios: em trabalho, em revisão, aprovado, liberado, obsoleto.

Dependendo das políticas do PLM pode haver promoção ou demoção desses estágios durante o desenvolvimento do produto e a permissão para executar essas ações está estritamente ligada ao seu usuário.

A plataforma 3DEXPERIENCE permite a definição do ciclo de vida para cada tipo de objeto.

O que significa PDM
Fonte: imagem autoral LWT Sistemas

O gráfico do ciclo de vida é pré-definido configurado com estados e gates ou transições. As condições são colocadas no gráfico para validar se pode ter um avançar um estado. Quando um objeto pode ter o seu estado promovido os triggers realizam a operação de ir para o próximo estado.

sistema de construção
Fonte: imagem autoral LWT Sistemas

Políticas: Politica (em inglês Policy) é o termo dado para um conjunto de regras que irá ajudar a definir o que explicamos acima entre outras definições de um PDM e PLM.  Um dos principais propósitos é determinar como o trabalho pode ser feito em um objeto, quem pode fazer e quais processos serão automatizados.

A política de um documento trabalha de acordo com o seu ciclo de vida, permitindo acessos e promoções ou demoções em momentos especificados.

O que significa PDM
Fonte: imagem autoral LWT Sistemas
×