Veja nesse artigo quais as principais diferenças entre o CATIA e o SOLIDWORKS DESKTOP.

Sempre que pensamos na execução de algum trabalho, logo vem à nossa mente qual ou quais ferramentas poderemos utilizar para que consigamos realizar tal trabalho, visto que, com o apoio de ferramentas especializadas, podemos trabalhar com maior produtividade e menor esforço e até mesmo, melhorar a qualidade final do que desejamos produzir ou modificar. 

O mesmo se dá quando o assunto é Projetos 3D. Existe hoje no mercado uma quantidade enorme de soluções para atender a uma demanda que cresce a cada ano. E dentre as inúmeras opções que se apresentam para o cliente final / projetista, escolher a ferramenta ideal pode ser um desafio.

O que o usuário deve observar, primeiramente, qual é a finalidade que determinada ferramenta se dispõe a realizar, e também, a qual segmento de mercado aquele produto visa atender.

Isto é vital para que comecemos a filtrar as opções e possamos assim chegar aos candidatos mais adequados.

Para citar um exemplo clássico, se quisermos ir do ponto A para o ponto B, podemos escolher ir a pé, ir de moto ou ir de carro. Nossa escolha poderia ser um carro simples, que custe 5 mil reais e que fará o trajeto com perfeição. Entretanto, também poderíamos escolher utilizar um carro super luxuoso esportivo que custa milhões de reais, e este também o fará, com certeza neste caso trazendo um maior conforto ao passageiro. Desse modo devemos escolher primeiramente aquela solução que atenda aos requisitos exigidos para o projeto, para depois sim, nos preocuparmos com detalhes de menor importância.

No exemplo do carro, uma vez que chegar até o ponto B é um requisito que será satisfeito, então poderemos considerar outros detalhes como, cor do veículo, motorização, segurança etc como sendo de menor importância, entretanto, que terão peso na decisão final também.

CATIA x SOLIDWORKS

Antes de mais nada é preciso que tomemos as devidas precauções quando comparamos algo, neste caso, duas ferramentas para projetos 3D.

Ao compararmos o CATIA e o SOLIDWORKS DESKTOP (CATIA V5 e SOLIDWORKS Desktop) estamos comparando duas ferramentas excelentes, com uma grande utilização no mercado, ambas possuem uma comunidade enorme com milhares de usuários satisfeitos.

Ambas são desenvolvidas e comercializadas pela mesma empresa, a gigante francesa DASSAULT SYSTÈMES. E ambas oferecem muitas funcionalidades possuindo até mesmo recursos parecidos e comuns aos modeladores digitais.

Uma pequena lista do que as 2 podem fazer:

  • Design de peças 3D
  • Modelamento de peças e Conjuntos (ASSEMBLIES)
  • Simulação de Materiais
  • Engenharia de simulação CAE
  • Projeto e simulação de placas e circuitos eletrônicos
  • Engenharia de sistemas Elétrica / Tubulações, etc.

Historicamente encontramos o CATIA V5 dentro de grandes organizações, grandes grupos e conglomerados empresariais. Empresas que precisam de robustez no desenvolvimento de seus projetos. Quando falamos de robustez, queremos dizer, a solução deve ter sido pensada para cenários complexos, onde por exemplo trabalhamos com centenas de milhares de componentes (peças individuais, conjuntos e subconjuntos). Produtos que se desmembram em diversos níveis, cada qual com sua cascata de itens, muitas vezes utilizando Design Relacional, onde características de uma peça dependem de definições presentes em outras peças presentes nos conjuntos.

Para que o software consiga lidar com estes produtos complexos mencionados, ele precisa conseguir lidar com uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo, sem reduzir a performance da máquina ou da aplicação. Ele precisa oferecer escalabilidade, ou seja, centenas ou milhares de usuários irão acessar os documentos 3D simultaneamente, seja para desenvolvimento de arquivos matemáticos ou apenas para um design review. Neste ponto o CATIA V5 é a escolha mais adequada, pois tal ferramenta possui esta robustez mencionada, em outras palavras, o CATIA V5 nasceu para atender a indústria aeroespacial, então ele nasceu para ser grande e trabalhar com projetos enormes, foi pensado e desenvolvido para isso em suas mais de 6 milhões de linhas de código.

Encontraremos o CATIA V5 em empresas que desenvolvem produtos complexos como por exemplo: CAMINHÕES, ÔNIBUS, CARROS, MOTOS, AVIÕES, NAVIOS etc.

Estes produtos possuem não apenas uma grande quantidade de componentes, mas principalmente, possuem peças que apresentam grande complexidade matemática, grande complexidade de engenharia, por exemplo, considere os cálculos que são feitos para se projetar uma asa de avião e a construção posterior do perfil aerodinâmico da asa, tudo isto tem que acontecer dentro do software virtualmente antes da produção de fato acontecer. O CATIA V5 é focado em modelamento de superfícies, e possui tal robustez matemática, um dos fatores que o coloca como um dos melhores modeladores do mercado.

Quando pensamos em SOLIDWORKS, pensamos em excelência também, mas em projetos menores, com uma quantidade de componentes bem menor do que centenas de milhares de itens. Pensamos por exemplo em dispositivos para ferramentaria, elementos de máquinas, projeto de produto para linha branca, embalagens, projetos mecânicos, elétricos e uma infinidade de outros mais, porém com robustez menor, quando comparado ao CATIA V5.

Vale a pena mencionar que a interface para o usuário no caso do SOLIDWORKS é muito elogiada pelos usuários ao redor do mundo todo, é sem dúvida um dos pontos positivos mais destacados quando falamos deste software, é moderna, intuitiva e de fácil adaptação.

Quando você for dimensionar qual ferramenta desejará para seus projetos, faça este levantamento, veja se o produto em questão tem a complexidade que o coloque como potencial projeto para o CATIA V5 ou se o SOLIDWORKS Desktop poderá ser utilizado no desenvolvimento.

É interessante também analisar qual será a interação de sua empresa para com o mercado. Você irá trabalhar diretamente como fornecedor de uma empresa do setor aeroespacial ou talvez uma ou mais grandes montadoras do setor automotivo?  Em caso afirmativo, poderia considerar o CATIA V5 para cuidar da troca de dados com as montadoras, e o SOLIDWORKS poderia ser usado para desenvolvimentos de trabalhos internos. Um estudo detalhado deve ser feito para garantir o melhor cenário que entregue interoperabilidade entre a engenharia da empresa, os fornecedores e clientes. Este estudo certamente reduzirá o custo de investimento de licenças CAD e resultará em grande assertividade nesta questão dentro de sua empresa.

Considere que ao escolher uma solução ou outra, estaremos falando de valores financeiros diferentes, entretanto você terá o valor agregado que aquela solução escolhida trará para sua empresa ou projeto. Conte com os consultores da LWT SISTEMAS para lhe ajudar nesta tarefa. Teremos grande prazer em lhe atender e ajudar a dimensionar qual será a melhor solução para você e sua empresa.

Para mais informações sobre os produtos que comercializamos, acesse o canal LWT Sistemas no Youtube.

×