Em um ambiente corporativo contamos com uma serie de sistemas e soluções que nos ajudam a gerenciar e criar, produtos e projetos que demandam um alto nível de aperfeiçoamento na disciplina de gestão empresarial.

Um exemplo desse tipo de solução é o ERP, Sistema Integrado de gestão empresarial que visa a interligação dos dados e processos de uma organização em um sistema unificado.

 

Diferentes setores do processo industrial necessitam de soluções e programas dedicados a suas funções, no caso das Engenharias temos sistemas dos tipos CAD > CAE > CAM, cada uma dessas siglas significa um tipo de solução para atender a processos de Design, validação de produto, programação de máquinas, simulações estruturais e outras disciplinas envolvidas na Engenharia do produto. No portifólio de soluções Dassault Systèmes, temos softwares como: CATIA, DELMIA, SIMULIA e ENOVIA que entregam ao mercado uma plataforma digitalizada e colaborativa para realização de todos esses processos.

aps

Uma etapa extremamente importante no contexto produtivo, é o planejamento produtivo, o setor responsável por gerenciar as programações da produção bem como capacidades produtivas da planta; o PCP – Planejamento e Controle da Produção –  responde de que maneira a organização consegue manter sua produção alcançando as métricas corporativas, como data de entrega ao cliente, nível de serviço, otimização de estoques e gerenciamento de necessidades.

Visando cada vez mais atender ao universo industrial, a Dassault conta com o DELMIA Ortems, sua solução APS.

Inserido dentro deste vasto universo de soluções empresariais, temos o conceito de sistemas e soluções em APS, uma sigla que traduzido do inglês significa planejamento e programação avançados, um conceito amplamente abrangente quando pensamos em todas as etapas e tipos de programação que podemos ter.

Atualmente muitas empresas não utilizam soluções digitalizadas para executar esse processo, deixando muitas vezes esse trabalho para programas de planilhas eletrônicas como o Excel, esse conceito de programação avançado, aplica através de cálculos e análises de restrições produtivas uma solução para cenários de programações.

Muitos processos hoje acontecem sem que o planejador tenha total visibilidade ou assertividade na tomada de decisão quanto a programação, isso pode gerar para o processo produtivo uma série de problemas como: atraso de entrega, alto número de setups ou preparações de máquinas, falta de ferramentas para otimização da produção.

Pensando em um contexto mais amplo, esses problemas muitas vezes não são tratados da maneira correta e então geram perdas produtivas e números de indicadores que se mantem instáveis.

Devido a sua alta capacidade de customização e digitalização dos dados do cenário de fabricação da empresa, o Ortems consegue de maneira objetiva atender aos mais diversos tipos de segmentos industriais, desde alta complexidade no processo produtivo até um processo simples que pode ser melhorado. Seja o produto um clipe de papel ou uma aeronave com centenas de milhares de componentes, podemos criar e gerenciar com precisão o planejamento e sequenciamento produtivo desse processo.

A solução DELMIA Ortems visa atender o Planejamento em diferentes horizontes de programação. Podemos configurar a visibilidade para que seja feito o gerenciamento diário ou até mesmo por turnos, por maquinas ou processos. Digitalizando informações que até então não haviam sidos trazidas para nenhum sistema, como: restrições de produção, tipo de máquina, de itens e rotas de processo. Dessa maneira garantimos a total cobertura das etapas produtivas e alcançamos a otimização da sequencia de ordens produtivas.

Os ganhos com essa implementação estão diretamente ligados ao resultado da produção, estamos falando em redução do tempo de criação do Plano Mestre de Programação, redução dos tempos de Setup, aumento na produtividade.

aps

Outra vertical que podemos atender com o Ortems é o planejamento com um horizonte maior, semanas, meses e até semestres. Através da solução de gerenciamento de carga máquina, é possível se antecipar a novos produtos e futuras adequações de tempos e processos, suas ferramentas de criação de cenários “What If” permite ao planejador criar diversas simulações para analise dos impactos na tomada de decisão, fazendo com que seu produto chegue com maior agilidade e assertividade ao mercado.

Além de preparar e gerenciar seus níveis de estoque, o Ortems através de sua integração com o ERP, permite ao planejador sempre manter suas necessidades em dias, otimizando valores e diminuindo números de estoques que podem ser otimizados.

Com o APS DELMIA Ortems garanta ao seu processo as melhores tomadas de decisão com base em dados reais e com uma solução colaborativa e automatizada.

aps

DELMIA Ortems 

Caso tenha interesse em saber mais sobre como o APS DELMIA Ortems pode auxiliar a sua empresa, entre em contato conosco para uma consultoria, clique aqui.

×