Variáveis globais e suas vantagens na elaboração de um projeto no SOLIDWORKS. O SOLIDWORKS é um software de CAD (Desenho assistido por computador), que passou a fazer parte da Dassault Systèmes em 1997 e tem por finalidade ser um software de projetos automatizado e com excelente custo-benefício. Essa automatização se dá pelos diversos recursos que ele possui, que são responsáveis por facilitar o processo inicial da elaboração do projeto e esboço. Entre todos os recursos do software, se destacam a criação de variáveis globais e equações. Variáveis globais são nomenclaturas atribuídas a um valor numérico determinado pelo usuário, podendo, posteriormente, serem utilizadas na ferramenta de equações que é responsável por gerar relações matemáticas entre as dimensões do esboço. São ferramentas de fácil utilização e que são capazes de diminuir o tempo de execução de um projeto e gerar maior produtividade quando usadas da maneira e na situação correta. É comum em um projeto encontrarmos diversas medidas que se repetem, e essa é uma situação ideal para a aplicação da ferramenta de variáveis globais que além de facilitar a criação das dimensões, também facilitará a edição das mesmas, por conta do vínculo que elas possuem. No caso da ferramenta de equações, ela é bem utilizada, em recursos da peça que possuem relações proporcionais às variáveis globais, assim, a alteração da variável global fará com que dimensão gerada pela equação, também seja alterada mantendo a relação descrita pela equação.  
  • Criação de variáveis globais

Para a criação das variáveis globais os seguintes passos devem ser seguidos:
  1. No modelo, dentro do ambiente de esboço, clique duas vezes em uma dimensão já criada.
  1. Na segunda linha da caixa de diálogo, insira “=”. Em seguida insira o nome de uma nova variável global e coloque-o entre aspas. Será exibido um ícone para a criação de uma variável global ao lado do nome inserido. Na primeira linha da caixa de diálogo, você pode inserir um nome para a dimensão. Clique no ícone de confirmar.
  1. A variável global estará criada, podendo ser editada clicando com o botão direito no ícone de equações, na árvore gerenciadora de recursos, geralmente posicionada ao lado esquerdo da área gráfica. Na coluna de Valor / Equação, digite o valor desejado para a variável. Essa edição afeta todas as medidas que utilizam a variável global.
  1. Ao fim da criação, será exibido o símbolo matemático de somatória ao lado da dimensão escolhida, indicando que a variável global foi criada
Variáveis globais
  • Criação de equações

Os passos para a criação de equações são semelhantes contendo apenas algumas particularidades. Para a criação do recurso, os seguintes passos devem ser seguidos:  
  1. Dê um duplo clique em uma dimensão já criada.
  1. Na segunda linha da caixa de diálogo, insira “=”. Em seguida, insira uma equação, utilizando operadores matemáticos que satisfaçam a relação desejada. Nesse caso utilizaremos uma variável global já criada para estabelecer um relação entre elas. Clique no ícone de confirmar.
  1. A equação estará definida, podendo ser editada no mesmo menu que gerencia as variáveis globais.
Variáveis globais Esse será o resultado final do esboço com as relações criadas. Notas Importantes:
  • Uma variável global pode ser definida por uma equação determinada pelo usuário.
  • Em equações podemos utilizar desde operadores matemáticos simples, até funções mais complexas, como, por exemplo: funções trigonométricas, logarítmicas e comparadores lógicos.
  • É possível utilizar propriedades físicas, como, por exemplo: massa, volume, centro de massa, como uma variável de uma equação.
 
×