PLM e Gestão com foco na indústria automobilística

A indústria automotiva sempre foi destaque na economia mundial e vanguarda no desenvolvimento de novas tecnologias e na melhoria do bem-estar da população, além do grande número de amantes e entusiastas quando o assunto são os veículos automotivos e suas respectivas marcas ao redor do mundo.

É inegável a evolução dos veículos ao longo de toda a história, bem como também todo o ecossistema que envolve a Indústria Automotiva, fornecedores de peças, componentes eletrônicos, manufatura, projetos, logística, softwares de engenharia e gestão, entre outros.

Todo esse avanço cresceu exponencialmente ao longo do século XX e início do século XXI e ainda há muito espaço a ser explorado e tecnologias a serem desenvolvidas, por exemplo todo o contexto que envolve a eletromobilidade e os veículos autônomos, mudando de forma disruptiva a sociedade e a maneira como a Indústria se move, também devemos destacar as adaptações governamentais que deverão ocorrer, em especial nos setores de eficiência energética e infraestrutura.

Vivemos um período na história e um cenário econômico mundial diferente dos enfrentados nos anos de grande evolução no setor.

A indústria tenta se recuperar dos impactos causados pela Pandemia da Covid-19 e tensões políticas através do mundo mudam os planos que foram traçados no começo da década, ou seja, temos um momento desafiador, mas que também traz um mar de oportunidades para quem estiver um passo à frente da concorrência.

Com isso, o nível de excelência em todas as frentes que envolvam o desenvolvimento de um produto na Indústria Automotiva é vital para a manutenção e sucesso de grandes montadoras e fornecedores, a concorrência se torna cada vez mais o fator chave e investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produto apenas não garantem mais a competitividade.

Pois não apenas a qualidade e design da marca conquistará o mercado, mas também o time to market é extremamente importante em uma sociedade cada vez mais conectada e veloz no ritmo em que as informações fluem e tendências de mercado mudam.

Isso levou grandes montadoras e empresas fornecedoras diretas, OEM e tier 1, 2 e 3 a pensarem de uma maneira diferente em relação a sua gestão de produtos aplicando os conceitos do PLM (Product Lifecycle Management).

O PLM ou Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto é um conceito em que prima pela colaboração organizacional e rastreabilidade de todas as etapas no desenvolvimento do produto.

Usando como exemplo um veículo automotivo, desde a pesquisa de mercado para entender qual produto deverá ser desenvolvido, evoluindo para as etapas em que envolvam a Engenharia de Produto no desenvolvimento do projeto (CAD/CAE/CAM), especificações técnicas, requisitos, manufatura e after market.

Os processos desde a concepção até o lançamento e pós-venda envolvem uma série de dados, profissionais distribuídos em todo o mundo, equipes multidisciplinares que precisam que as informações estejam claras e em sua correta versão e maturidade para que o desenvolvimento do produto seja feito de maneira eficiente e evitando retrabalhos e problemas principalmente com versões de documentos e tempo investido em reuniões de projetos para tratar de temas como: prazos, orçamentos e cronogramas.

PLM e Gestão

A implantação de um sistema PLM e Gestão traz a rastreabilidade necessária, possibilitando que os profissionais trabalhem de maneira colaborativa e que o tempo possa ser investido em inovação e desenvolvimento de novos produtos, onde levará à organização a posição de destaque frente aos concorrentes do setor. Sendo assim, grandes investimentos são feitos na área de software para atender as demandas em implementação e tecnologias de tais ferramentas PLM.

A plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systemes traz todo o legado e parceria com o setor automotivo ao longo dos anos junto ao CATIA e por se tratar de um ambiente de desenvolvimento colaborativo, também traz todas as funcionalidades de outras brands consagradas como ENOVIA (gestão de projetos, requisitos, mudanças, entre outros), SIMULIA (Análise estrutural, fluidodinâmica, eletromagnetismo) e DELMIA (Planejamento e controle de manufatura), ambos integrados em um mesmo ambiente, onde todos os profissionais de diversas áreas e competências trabalham de forma colaborativa e com uma fonte única de verdade, que é o produto a ser desenvolvido para o mercado consumidor.

 

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